Tecnologia nas oficinas: como ela pode auxiliar a gestão do seu negócio?

A tecnologia, seja sua oficina de funilaria, pintura, mecânica ou um auto center, vai te ajudar para uma boa gestão, o que fará o “motor” alavancar para alcançar o sucesso. Tendo isso em mente, já fica bem mais fácil alcançar a concorrência e se colocar no mercado com vantagem competitiva. Mas o que é ter uma boa gestão?

Uma boa gestão é resultado de um processo contínuo, que depende do desenvolvimento de processos e atividades diárias da oficina, além dos projetos de melhoria e de expansão. Afinal, você não quer ter um negócio pequeno e limitado para sempre, não é mesmo?

Neste artigo, iremos te explicar a importância de investir em uma gestão eficiente e como a tecnologia se torna grande aliada neste sentido. Para saber mais, continue lendo este artigo e entenda como levar seu negócio ao patamar que você deseja!

O que é gestão?

A gestão é uma forma de administrar e organizar seu negócio. Existem diversos tipos de gestão, e cada um deles é focado em uma área da sua empresa. Dessa forma, é possível desenvolver cada parte dela de acordo com suas necessidades específicas, com metodologias e técnicas diferentes.

Por exemplo: a gestão financeira é baseada no controle das finanças do negócio. Portanto, ela é voltada para o controle do fluxo de caixa, como entradas e saídas, dívidas, lucros, despesas, custos etc.

A gestão de pessoas, por sua vez, é um tipo de gerenciamento voltado para o desenvolvimento do capital humano da empresa. Sem funcionários seu negócio não existe, mas com funcionários mal gerenciados ele pode te dar muito mais trabalho do que você imagina!

Ou seja, o termo gestão é bastante amplo e também necessário. Ao administrar uma oficina você já está desenvolvendo um tipo de gestão, mesmo não tendo tanta consciência disso. Então o melhor a se fazer é entender como aprimorá-la!

Leia mais: Descubra o poder da gestão na oficina clicando aqui

Como ser um bom gestor para sua oficina?

Oficinas são locais nos quais diversas atividades acontecem ao mesmo tempo. Ou seja, o pátio pode se transformar numa verdadeira bagunça se não for bem administrado. Portanto, o primeiro passo é organizar os processos internos para que tudo esteja sob controle, reduzindo desperdício de tempo e matéria-prima.

O segundo passo é investir fortemente nos seus funcionários. Eles precisam ser capacitados para conseguir atender às demandas dos clientes e torná-los fidelizados. Afinal, não adianta nada sua oficina possuir uma ótima estrutura, boas ferramentas e profissionais desqualificados.

O terceiro passo é ter bons fornecedores. Você precisa ter contatos de confiança para qualquer necessidade que seus clientes possam vir a ter, e eles precisam ser rápidos! Ou você vai deixar com que sua clientela procure outra oficina porque a sua não tem determinada peça ou serviço de prontidão?

O quarto passo que engloba diversos outros que poderíamos citar aqui é ter uma visão estratégica da empresa. Diante de todos os aspectos e peculiaridades da sua oficina e da rotina que está atrelada a ela, ter um olhar estratégico te dará um diferencial competitivo para estar sempre à frente.

Como a tecnologia nas oficinas pode ajudar na sua gestão?

Que a tecnologia está presente para ajudar você já sabe! Mas você realmente conhece o poder dela na sua oficina? Bom, vamos por partes. A tecnologia pode ser útil em diversos aspectos, desde o uso de aplicativos até sistemas de gestão mais robustos.

Com os sistemas de gestão, como o da Ultracar, é possível aumentar a produtividade da empresa de forma simples e intuitiva. Ao organizar todos os dados e informações importantes da sua oficina em um só lugar, no qual você pode ter acesso de onde estiver (afinal, o serviço em nuvem é essencial nos dias de hoje!), você pode gerenciar seu negócio como se estivesse no pátio o tempo todo.

Você consegue fazer a gestão financeira acompanhando as movimentações do caixa em tempo real, além de manter seu estoque controlado e sempre atualizado. Sim, você não precisa ir até o estoque para ver se determinada peça está em falta!

Além disso, você tem controle total dos seus clientes e de seus pedidos, além de saber quais são as ordens dos serviços, orçamentos e muito mais. E, para finalizar, com os relatórios gerados pelo sistema você consegue tomar decisões estratégicas, sempre baseadas em dados.